Neste artigo iremos falar sobre a planta terramicina e ensinar como cultivar de uma forma bem fácil.
O nome científico desta planta é alternanthera brasiliana, mas ela é conhecida popularmente como terramicina, penicilina e perpétua brasileira. Essa planta pertence a família das Amaranthaceae, é nativa da América do Sul e Central.
Um detalhe sobre essa planta é que ela pode chegar a uma altura de 3 metros, mas normalmente ela chega até 1 metro. Ou seja, é uma planta de grande porte dependendo do seu cultivo.
Qual o Melhor Clima Para a Planta Terramicina?
Essa planta pode você cultiva em um sol pleno ou em meia sombra. Mas quando cultivada em sol pleno tem um melhor crescimento e as folhas ficam mais bonitas.
Mas essa planta também gosta de umidade e bastante calor. É interessante saber que essa planta não tolera muito bem o frio extremo e geadas. Nesse caso evite expor essa planta a condições extremas.
Qual o Melhor Substrato Para a Planta Terramicina?
A planta terramicina se adapta muito bem a diversos solos, mas o indicado é um solo com excelente drenagem e que seja rico em nutrientes. É interessante também que o solo seja bem fértil.
Se você plantar a terramicina em um vaso (vaso grande), o ideal é usar terra vegetal de qualidade ou terra de canteiro. Mas essa planta se desenvolve muito bem plantada diretamente no solo.
Como Regar Essa Planta?
Essa plantinha adora água, mas lembre-se de nunca encharcar o solo (substrato) e também sempre evite o excesso. Se você plantou no chão, ela tolera um pouco mais de água.
Caso tenha plantando em um vaso, regue bem para manter o substrato sempre úmido. No verão a rega é frequente e no inverno é espaçada!
Benefícios Para a Saúde
Essa planta tem alguns benefícios para a saúde, ou seja, ela é anti-inflamatória, antibiótica e tem ação diurética. Mas use sempre com indicação médica essa planta!