Neste artigo irei falar de uma das plantas mais bela que conheço, que é a clívia. E irei ensinar como cultivar essa planta de um jeito simples!
O nome científico desta planta é Clivia miniata. Mas é conhecida de forma popular como clívia. Essa plantinha pertence a família das Amaryllidaceae e é nativa da África. Mas seu ciclo de vida é perene!
Essa é uma plantinha de pequeno porte, ou seja, sua altura máxima é de 60 centímetros. Mas é uma planta bulbosa e suas flores tem um perfume bem agradável. E as cores das suas flores são vermelhas!
Qual o Melhor Clima Para a Planta Clívia?
Essa bela planta aceita o cultivo em sol pleno e meia sombra. Mas eu recomendo o cultivo em sol pleno. Ou seja, quanto mais sol essa planta recebe, mais linda fica. E a sua floração também!
Mas essa planta gosta de calor e sol. Então se cultivar em meia sombra, você deve oferecer muita luminosidade para essa planta. Mas mesmo assim, o crescimento não será igual em sol pleno.
Além de sol e calor, essa plantinha gosta de uma ventilação. A temperatura ideal para a clívia é entre 14°C e 32°C. Mas essa planta se desenvolve bem em climas amenos.
Eu apenas recomendo que você não exponha essa planta em geadas intensas e um frio muito extremo.
Qual o Melhor Substrato Para a Planta Clívia?
Essa planta é da África, ou seja, é muito resistente e consegue se desenvolver em solos inóspitos. Mas o substrato deve ter uma excelente drenagem de água. E se possível bem fértil e rico em matéria orgânica.
Mas o substrato ou solo ideal depende da forma que você irá cultivar essa planta. Ou seja, se for em vaso, eu recomendo o substrato com terra vegetal, húmus de minhoca e fibras de coco. Mas pode usar terra de canteiro!
E se for cultivar diretamente no solo (jardim), o ideal é que o solo seja fértil e não acumule água. Desta forma o cultivo será bem eficiente e com qualidade para a planta.
Como Regar Essa Planta?
A clívia gosta de um substrato (solo) com umidade. Então o ideal é sempre manter a planta bem hidratada. Mas nunca encharcando o substrato (solo) da mesma.
E a rega irá mudar de acordo com a forma que você cultiva essa planta. Ou seja, se é em vaso ou no jardim. Mas se for no vaso, o ideal é sempre regar quando o substrato estiver começando a secar.
E se for no jardim, no verão o recomendado é regar 3 a 4 vezes. Mas sempre observando o clima e a umidade. E no inverno eu recomendo regar no máximo 2 vezes na semana. Mas também observe a umidade!
No vaso independente de ser verão ou inverno, você deve ficar sempre atento para não deixar o substrato secar completamente. E sempre regue a clívia pela manhã, para evitar doenças na planta.