Neste artigo irei falar sobre a planta mussambê. E ensinar qual melhor substrato, clima, sua origem e como regar. Ou seja, tudo sobre o cultivo desta planta!
O nome científico desta planta é Cleome hassleriana. Mas é conhecida de forma popular como mussambê, cleome e beijo fedorento. Essa planta tem espinhos e o seu ciclo de vida é perene.
A mussambê é uma planta de grande porte, ou seja, pode chegar a quase 2 metros de altura. Mas existem espécies menores, que chegam a 60 centímetros. E é nativa da América do Sul!
Qual o Melhor Clima Para a Planta Mussambê?
Essa planta gosta de muito calor, sol e umidade. Ou seja, eu recomendo o cultivo desta planta em sol pleno. Essa planta aceita o cultivo em meia sombra, mas a qualidade das flores e da planta será menor!
Quanto mais o clima for úmido, mas essa planta se desenvolve. A temperatura ideal para o cultivo da mussambê é entre 18°C e 33°C. Mas é um planta tolerante ao calo e ao frio.
Mas eu recomendo evitar não expor essa planta a geadas intensas. Ela tolera bem o frio, mas em excesso e constante pode prejudicar essa planta!
Qual o Melhor Substrato Para a Planta Mussambê?
Essa planta gosta de um substrato (solo) com bastante umidade. Ou seja, quanto mais alagado o solo ficar, melhor será o crescimento desta planta.
Mas quanto mais matéria orgânica tiver o solo (substrato), melhor será o florescimento da planta. Ou seja, neste caso o substrato não precisa de uma boa drenagem de água. E sim reter uma boa umidade!
Se você plantar a mussambê no diretamente no solo, o mesmo deve estar constantemente úmido. Mas se plantar no vaso, o substrato recomendado é terra preta e matéria orgânica.
Como Regar Essa Planta?
Essa planta ama água, ou seja, deve estar constantemente úmida. Quanto mais alagado for o seu solo, melhor será para plantar a mussambê. E sempre evite de deixar o solo (substrato) secar muito.
Mas o recomendado no verão é irrigar bem a planta. E nunca deixar a mesma secar, mantendo o solo (substrato) sempre úmido. E no inverno até pode diminuir as regas, mas sempre mantendo uma boa umidade.
Mas para saber se você está regando em excesso, analise as folhas desta planta. Se estiver muito enrugada é falta de sol ou excesso de água.