Neste artigo irei falar sobre uma plantinha muito linda, que é a maranta leuconeura. E irei ensinar o cultivo desta planta com um guia completo!
O nome científico desta planta é maranta leuconeura. Mas é conhecida de forma popular como maranta, maranta pena de pavão e planta de oração. Essa planta é do gênero das Maranta e da família das Marantaceae.
Mas essa planta é nativa da América do Sul (Brasil). E pode chegar a uma altura máxima de 40 centímetros. Ou seja, uma plantinha de pequeno porte.
O ciclo de vida desta planta é perene e é uma folhagem. Mas a floração é durante todo o ano. E o seu plantio é durante todo ano!
Qual o Melhor Clima Para a Planta Maranta Leuconeura?
Essa planta gosta de luminosidade, bastante umidade e boa ventilação. Ou seja, aceita o cultivo em meia sombra ou sombra. Mas eu recomendo o cultivo em meia sombra, com muita luz e boa ventilação de ar.
Essa planta também gosta de climas amenos, mas nem tão frio e nem muito quente. Mas se cultivar essa planta dentro de casa, coloque-a em um local que pegue luz solar de forma indireta.
A temperatura ideal para cultivar a planta maranta leuconeura é entre 15°C e 27°C. Mas tolera temperaturas um pouco mais elevadas. É uma planta sensível ao frio extremo e a geadas.
Qual o Melhor Substrato Para a Planta Maranta Leuconeura?
Essa plantinha gosta de substratos (solo) com bastante umidade. Mas também ricos em matéria orgânica e húmus. Essa planta prefere um substrato com pH mais alcalino!
Mas essa planta aceita o cultivo no solo e em um vaso. Eu recomendo o cultivo desta maranta leuconeura no vaso. Se o cultivo for no solo, deve ser fértil e levemente alcalino.
Mas caso você cultive essa planta no vaso, o substrato que eu recomendo é terra vegetal, matéria orgânica e um pouco de terra de jardim. E o vaso deve ser de tamanho grande para um melhor cultivo.
Como Regar Essa Planta?
Essa planta gosta bastante de água. Ou seja, o substrato (solo) deve estar sempre úmido. Mas nunca encharcado, isso prejudica o crescimento desta planta.
Se cultivar essa planta em um vaso, as regas no verão são diárias. Mas no inverno eu recomendo que diminua um pouco as regas.
Caso o cultivo desta planta seja no solo, apenas mantenha o mesmo irrigado durante o verão. Mas no inverno por causa das chuvas, as regas ficam bem espaçadas.
Mas em ambas as formas de cultivo, nunca deixe o solo (substrato) secar completamente. Isso pode prejudicar muito essa planta!