Neste artigo iremos ensinar como plantar cebola e todas as informações necessárias para um melhor cultivo.
A cebola é um alimento mundialmente conhecido e tem um alto valor nutricional. Ou seja, além de ser fácil o plantio, pode ajudar a tratar diversas doenças.
O nome científico da cebola é Allium Cepa L e a sua origem é da Ásia. Um fato interessante é que a cebola chega a uma altura de 1 metro.
Qual o Melhor Clima Para a Cebola?
A cebola é uma planta extremamente resistente, tanto a clima quentes, quanto aos climas frios. Mas um fato interessante é que a cebola, consegue se desenvolver bem no frio.
De uma forma geral, a cebola gosta de bastante luz, ou seja, o sol pleno é de grande ajuda no desenvolvimento desta planta.
Qual o Melhor Solo Para Plantar Cebola?
A cebola é uma planta extremamente resistente, ou seja, até mesmo em locais pobres de nutriente ela tem um bom desenvolvimento. Mas como sempre cito no site, devemos sempre oferecer o melhor para nossa planta.
A cebola gosta de um solo com boa drenagem, que tenha uma boa umidade e que seja rica em nutrientes para um melhor desenvolvimento. O pH deve ficar entre 5,8 e 6,3 para um melhor crescimento.
Como Regar a Cebola?
Durante o crescimento da cebola, é necessário regar frequentes para manter o solo úmido. Mas nunca encharque o solo.
Depois que ela crescer, você deve ir regando com uma menor frequência, mas sempre mantendo o solo úmido.
Como Plantar a Cebola?
Com a informação correta, o plantio da cebola se torna simples e fácil. Existem duas formas de plantar que é pela semente e pelos seus bulbos. Eu utilizo muito a plantio pelos bulbos.
Se você for plantar por semente, é necessário primeiro você ter uma sementeira. Após o plantio, você deve fazer regas diárias, mas sem encharcar. Após uns 50 dias ou mais será necessário o transplante das suas mudas, para o local desejado.
Essas mudas você pode plantar diretamente no solo ou pode plantar em um vaso. Para plantar em um vaso, use de preferência um vaso médio, de plástico e com furos no fundo.
Eu recomendo um substrato bem drenado para o seu vaso. Ou seja, coloque pedras de brita e um pouco de areia média no fundo, depois complete o vaso com terra de qualidade. Mas eu costumo usar 1 colher do adubo natural de farinha de osso após o transplante da muda para o vaso.