Neste artigo irei falar sobre a planta monstera obliqua. E ensinar tudo sobre essa planta. Desde a sua origem, rega, clima, substrato e como cultivar!
O nome científico desta planta é monstera obliqua. Mas é conhecida de forma popular como folha janela e planta queijo suíço. Essa planta pertence a família das Araceae e ao gênero das monstera.
Mas essa planta é nativa da América do Sul (Brasil) e o seu ciclo é perene. E essa planta pode chegar a quase 3 metros de altura. A floração desta planta ocorre no verão e é considerada uma trepadeira.
Mas essa planta cresce de forma rápida. E o cultivo desta planta pode ser dentro de casa ou fora. Um detalhe sobre essa planta é que a mesma é tóxica. Ou seja, evite manusear essa planta sem luvas.
Mas também evite o contato desta planta com animais domésticos e crianças. As folhas desta planta tem furos. Ou seja, algo incrível e da sua natureza!
Qual o Melhor Clima Para a Planta Monstera Obliqua?
Essa planta gosta de umidade e luminosidade. Mas aceita o cultivo em sombra ou meia sombra. Eu recomendo o cultivo em meia sombra, com muita luminosidade e uma boa ventilação de ar.
Mas caso você cultive dentro de casa, apenas coloque em um local onde bata a luz solar indireta e que seja um ambiente arejado. E evite sempre expor essa planta ao sol pleno de forma direta.
A temperatura ideal para cultivar a monstera obliqua é entre 13°C e 25°C. Mas tolera temperaturas menores. Eu só recomendo que você não exponha essa planta em sol pleno, geadas e neve.
Qual o Melhor Substrato Para a Planta Monstera Obliqua?
Essa planta gosta de um substrato rico em matéria orgânica. Ou seja, quanto mais nutrientes tiver a terra, melhor será o crescimento. Mas também necessita de um solo (substrato) com boa drenagem.
E essa planta aceita o cultivo no solo ou no vaso. Mas se o cultivo for no solo, que o mesmo seja fértil e tenha uma boa drenagem. E se possível que seja rico em matérias orgânicas.
Mas se você cultivar essa planta em um vaso, o substrato que eu recomendo é terra vegetal, terra de jardim e compostos orgânicos. Você pode usar 50% de compostos orgânicos, 25% de terra vegetal e 25% de terra de jardim.
O vaso para essa planta deve de tamanho grande e com muitos furos na parte de baixo. Mas isso é necessário para a acomodação da sua raiz!
Como Regar Essa Planta?
Essa planta gosta de umidade. Então gosta de água, mas não em excesso. Mas a forma de cultivo irá influenciar na forma de regar essa planta. Ou seja, o cultivo será no vaso ou no solo?
Mas se for no vaso, o substrato deve ficar sempre úmido. Então o ideal no verão é regar diariamente essa planta. Mas no inverno você pode diminuir as regas. Mas sempre deixe o substrato úmido!
E se você cultivar essa planta no solo, apenas tenha cuidado no verão. Ou seja, regue até umas 4 vezes na semana essa planta. Mas no inverno por causa das chuvas, as regas são bem espaçadas.